sexta-feira, 18 de novembro de 2011

AULA 10

AULA 10  -  Dia 18/11/2011

      - Há qualquer coisa muito frustrante nas denúncias de corrupção da imprensa - Arnaldo Jabor [CBN]   => Clique aqui para ouvir!




      - Ainda se trabalha por paixão? - Max Gehringer [CBN] => Clique aqui para ouvir!


      - Fases dos Relacionamentos
            Antigamente a paixão pelo que se faz durava mais, hoje raramente ultrapassa os cinco anos, deixando de ser uma aliança de longo prazo.

  • Paixão: Nenhuma dificuldade será grande o suficiente para impedir o entendimento mútuo.
  • Compreensão: Nem tudo é perfeito, mas nada é tão ruim que não possa ser compreendido, perdoado e esquecido.
  • Aceitação: A vida ainda pode ser compartilhada, desde que haja paciência por um lado e criatividade por outro, para evitar que as horas passem devagar e os anos, depressa.

            Quando há falha em alguma dessas etapas a compreensão tende a se transformar em cobrança, e o perdão, em crítica.



      - Gerações (Baby Boomers - BB, X, Y, Z) - Especial Globo News


      - A Competência (CHA) é comum a todas as gerações, o que muda são os valores e as idades.
    - A empresa de sucesso é aquela que consegue conciliar no ambiente de trabalho todas as gerações, respeitando as habilidades e características de cada uma delas.

      - Baby Boomers - BB

  • Nascidos após a Segunda Guerra-Mundial
  • Paz e amor
  • Nos Estados Unidos: volta dos soldados americanos para casa
  • No Brasil: jovens no início da Ditadura
  • Jovem guarda, Tropicalismo, Rock and Roll
  • Carreira em busca da realização, e não na conquista material
  • Poder e saber aliados a experiência/idade
  • Vestem a camisa, lutam pela empresa e procuram a estabilidade.

      - Geração X
  • Jovens nas Diretas Já
  • Medo da Aids
  • Participaram do Impeachment de Collor
  • Viveram as dificuldades do Brasil com inflações e trocas repentinas da moeda nacional
  • Trabalhar mais para ter mais reservas e resistir aos momentos de crise
  • Resistência a tecnologia e na forma de trabalho
  • Experiência dos mais velhos e energia dos mais novos
  • Respeito total à hierarquia.

      - Geração Y
  • Intimidade com a internet e a tecnologia
  • Profissional mais voltado ao prazer, com práticas de trabalho mais liberais e participativas
  • Crescimento e evolução profissional mais rápidas
  • Idéias e inovação
  • Mudança de emprego com mais facilidade, principalmente quando insatisfeitos
  • Habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, inclusive o trabalho
  • Pouca paciência para reuniões muito longas
  • Não respeita muito a hierarquia
  • Futuro das empresas: fácil acesso às diversas hierarquias, conciliação com trabalho e prazer.

      - Geração Z
  • Rapidez da tecnologia e das informações
  • Não compreende a si mesma sem que aja a digitalização do mundo e das relações
  • Querem rapidez em conquistar as coisas
  • Individualistas, com dificuldades de trabalhar em equipe
  • Impacientes
  • Isolamento e perda de valores, principalmente de família
  • Menos experiência e mais criatividade
  • Network extenso, sites de relacionamentos
  • Aptidão para várias tarefas ao mesmo tempo
  • Necessidade de desenvolvimento da auto-gestão e administração profissional.

      - Habilidades das Gerações
  • Baby Boomers - BB: planejamento
  • Geração X: definição e praticidade de atividades
  • Geração Y: ação e inovação

      - Introdução a Missão e Visão



  • Plano de negócios: molde dos objetivos. Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

      - Empresas - Ramo de Atividade
  • Empresas Industriais: São aquelas que transformam matéria-prima em mercadoria. (fábrica de móveis, fábrica de roupas, fábrica de computadores...)
  • Empresas Comerciais: São aquelas que vendem mercadoria diretamente ao consumidor ou em varejo/atacado. (restaurante, supermercado, armarinho, loja de ferragem...)
  • Empresas Prestadoras de Serviços: São aquelas cujas atividades não resulta na compra de mercadorias, mas da oferta do próprio trabalho ao consumidor. (lavanderia, cinema, hospital, escola...)

      - Empresas - Setores de Atividade
  • Setores Industriais: gráfica, calçado, vestuário, bebida, mobiliário.
  • Setores Comerciais: veículos, tecidos, combustíveis, roupas, acessórios.
  • Setores de Prestação de Serviços: alimentação, transporte, turismo, saúde, educação, lazer.

      - Planejamento estratégico: quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
      - Missão: identidade, razão de existência, ponto de partida e rumo do negócio da empresa.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário