- Há qualquer coisa muito frustrante nas denúncias de corrupção da imprensa - Arnaldo Jabor [CBN] => Clique aqui para ouvir!
- Ainda se trabalha por paixão? - Max Gehringer [CBN] => Clique aqui para ouvir!
- Fases dos Relacionamentos
Antigamente a paixão pelo que se faz durava mais, hoje raramente ultrapassa os cinco anos, deixando de ser uma aliança de longo prazo.
- Paixão: Nenhuma dificuldade será grande o suficiente para impedir o entendimento mútuo.
- Compreensão: Nem tudo é perfeito, mas nada é tão ruim que não possa ser compreendido, perdoado e esquecido.
- Aceitação: A vida ainda pode ser compartilhada, desde que haja paciência por um lado e criatividade por outro, para evitar que as horas passem devagar e os anos, depressa.
Quando há falha em alguma dessas etapas a compreensão tende a se transformar em cobrança, e o perdão, em crítica.
- Gerações (Baby Boomers - BB, X, Y, Z) - Especial Globo News
- A Competência (CHA) é comum a todas as gerações, o que muda são os valores e as idades.
- A empresa de sucesso é aquela que consegue conciliar no ambiente de trabalho todas as gerações, respeitando as habilidades e características de cada uma delas.
- Baby Boomers - BB
- Nascidos após a Segunda Guerra-Mundial
- Paz e amor
- Nos Estados Unidos: volta dos soldados americanos para casa
- No Brasil: jovens no início da Ditadura
- Jovem guarda, Tropicalismo, Rock and Roll
- Carreira em busca da realização, e não na conquista material
- Poder e saber aliados a experiência/idade
- Vestem a camisa, lutam pela empresa e procuram a estabilidade.
- Geração X
- Jovens nas Diretas Já
- Medo da Aids
- Participaram do Impeachment de Collor
- Viveram as dificuldades do Brasil com inflações e trocas repentinas da moeda nacional
- Trabalhar mais para ter mais reservas e resistir aos momentos de crise
- Resistência a tecnologia e na forma de trabalho
- Experiência dos mais velhos e energia dos mais novos
- Respeito total à hierarquia.
- Geração Y
- Intimidade com a internet e a tecnologia
- Profissional mais voltado ao prazer, com práticas de trabalho mais liberais e participativas
- Crescimento e evolução profissional mais rápidas
- Idéias e inovação
- Mudança de emprego com mais facilidade, principalmente quando insatisfeitos
- Habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, inclusive o trabalho
- Pouca paciência para reuniões muito longas
- Não respeita muito a hierarquia
- Futuro das empresas: fácil acesso às diversas hierarquias, conciliação com trabalho e prazer.
- Geração Z
- Rapidez da tecnologia e das informações
- Não compreende a si mesma sem que aja a digitalização do mundo e das relações
- Querem rapidez em conquistar as coisas
- Individualistas, com dificuldades de trabalhar em equipe
- Impacientes
- Isolamento e perda de valores, principalmente de família
- Menos experiência e mais criatividade
- Network extenso, sites de relacionamentos
- Aptidão para várias tarefas ao mesmo tempo
- Necessidade de desenvolvimento da auto-gestão e administração profissional.
- Habilidades das Gerações
- Baby Boomers - BB: planejamento
- Geração X: definição e praticidade de atividades
- Geração Y: ação e inovação
- Introdução a Missão e Visão
- Plano de negócios: molde dos objetivos. Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
- Empresas - Ramo de Atividade
- Empresas Industriais: São aquelas que transformam matéria-prima em mercadoria. (fábrica de móveis, fábrica de roupas, fábrica de computadores...)
- Empresas Comerciais: São aquelas que vendem mercadoria diretamente ao consumidor ou em varejo/atacado. (restaurante, supermercado, armarinho, loja de ferragem...)
- Empresas Prestadoras de Serviços: São aquelas cujas atividades não resulta na compra de mercadorias, mas da oferta do próprio trabalho ao consumidor. (lavanderia, cinema, hospital, escola...)
- Empresas - Setores de Atividade
- Setores Industriais: gráfica, calçado, vestuário, bebida, mobiliário.
- Setores Comerciais: veículos, tecidos, combustíveis, roupas, acessórios.
- Setores de Prestação de Serviços: alimentação, transporte, turismo, saúde, educação, lazer.
- Missão: identidade, razão de existência, ponto de partida e rumo do negócio da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário