segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AULA 12

AULA 12  -  Dia 21/11/2011

      - Planejamento Estratégico - Missão, Visão e Valores
        [Telecurso - Programa 7]


      - Planejamento Estratégico
  • Forma na qual missão, visão e valores serão implementados.
  • Direciona as práticas que os recursos humanos deve ter.
  • Alinhamento entre as principais lideranças e gestões da organização.

      - Missão
            A missão da empresa é o papel que ela desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência hoje e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio. É a sua identidade.
            Exemplos:
  • Empresa de Alimentos: servir alimentos saborosos e de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável.
  • Locadora de veículos: oferecer soluções em transporte, por meio do aluguel de carros, buscando a excelência.
  • Hospital: promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, por meio de uma organização hospitalar auto-sustentável.

      - Visão
            É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço.
            Representa o que a organização quer ser.
            A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Representa o que a organização quer ser.
            O que? Onde? (espaço)  e Quando?  (tempo)
            Exemplo: Ser a melhor empresa do setor elétrico no Brasil até 2012, mantendo o equilíbrio entre os interesses da sociedade e dos acionistas.

  • O que a empresa quer ser?  => A melhor empresa do setor elétrico.
  • Onde? (espaço)  => Brasil.
  • Quando? (tempo)  => Até 2012.
  • Demonstração clara da essência da empresa e dos propósitos de seus gestores: "mantendo o equilíbrio entre os interesses da sociedade e dos acionistas".


      - Diferenças entre Missão e Visão

                         


      - Valores
            Representam os princípios éticos que norteiam e motivam todas as ações da organização.
            Normalmente os valores compõe-se de regras morais que simbolizam o atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
            "O que define uma empresa são seus valores. Em cima deles é que se constróem as competências que a empresa precisa ter."  [Beth Baumgardner, Diretora Mundial de Recursos Humanos da Microsoft]
            Exemplos de Valores:
  • Comprometimento com os resultados
  • Ética no relacionamento
  • Foco no cliente
  • Gestão Participativa
  • Melhoria contínua
  • Responsabilidade social e ambiental
  • Visão estruturada

      - Dinâmica em grupo: Criação de uma empresa e definição de Missão, Visão e Valores.


      - Clima Organizacional
            Organização: "é representada pelo conjunto de órgãos, suas relações de interdependência e a via hierárquica, assim como as vinculações que devem ser configuradas pelo organograma" Nogueira de Faria
            Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.


      - Estrutura Organizacional
            É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.
  • Estrutura Formal: objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
  • Estrutura Informal: é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.


      - Níveis de Influência da Estrutura Organizacional


      - Estrutura Linear ou Militar



            É uma estrutura baseada na organização do exército, tendo como característica uma única chefia como fonte de autoridade.
            Vantagens:
  • Aplicação simples
  • Fácil transmissão de ordens e recebimento de informações
  • Definição clara dos deveres e responsabilidades
            Desvantagens:
  • Organização rígida
  • Exige chefes excepcionais
  • Não favorece o espírito de equipe e de cooperação


      - Estrutura Linha e Assessoria


            Nas unidades de linha, os executivos são encarregados pelas funções básicas da empresa e tem responsabilidade e autoridade perante as atribuições relacionadas com a operacionalização das atividades principais da organização.
            As funções de assessoria estão ligadas às atividades de aconselhamento, análise e estudos de novos negócios.
            Staff: assessoria, não há uma subordinação, não possui valor de gerência nem de diretoria.
            Vantagens:

  • Tornar a organização facilmente adaptável às necessidades
  • Favorecer a execução do trabalho nas unidades de linha
  • Promover maior eficiência
            Desvantagens:
  • A assessoria tende a usurpar a autoridade de linha
  • Os órgãos de execução reagem contra sugestões da assessoria
  • As sugestões, às vezes, confundem-se com as ordens ou entram em conflitos com estas.


      - Estrutura de Colegiados ou Comissão Executiva




            Caracteriza-se pela chefia colegiada, pela tomada de decisões políticas e estratégicas da empresa e pela divisão de responsabilidades.
            Denominações: junta, comissão, conselho. (Cury, 2000)
            Vantagens:
  • Facilita a participação de especialistas
  • Julgamento impessoal
  • Pontos de vista mais gerais
            Desvantagens:
  • Fraqueza na direção de operações cotidianas
  • Decisões mais demoradas, burocráticas
  • Responsabilidade mais diluída.


      - Estrutura para Resultados


  • UEN - Unidade Estratégica de Negócios: é uma atividade ou divisão da empresa responsável por desenvolver uma ou mais AEN - Áreas Estratégicas de Negócios. 
  • AEN - Áreas Estratégicas de Negócios: é uma parte ou segmento de mercado com a qual a empresa, por meio de suas UEN, se relaciona de maneira estratégica, ou seja, de forma otimizada.


      - Departamentalização
            É a técnica de descentralizar as partes de uma estrutura, formando unidades produtoras em perfeita funcionalização, dentro das necessidades do trabalho.
            Objetivos:
  • Aproveitar a especialização
  • Maximizar recursos
  • Coordenar e controlar as atividades
  • Descentralizar
  • Integrar ambiente e organização
  • Reduzir custos

Um comentário:

  1. Esta aula, é otima, obtemos muitos conhecimentos.
    Todas os trabalhos que o Professor passa em sala de aula ou trabalhos para fazer em casa, nos ajuda a ter mais conhecimento, principalmente quando tem Dinãmica na sala.

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