- Planejamento Estratégico - Missão, Visão e Valores
[Telecurso - Programa 7]
- Planejamento Estratégico
- Forma na qual missão, visão e valores serão implementados.
- Direciona as práticas que os recursos humanos deve ter.
- Alinhamento entre as principais lideranças e gestões da organização.
- Missão
A missão da empresa é o papel que ela desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência hoje e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio. É a sua identidade.
Exemplos:
- Empresa de Alimentos: servir alimentos saborosos e de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável.
- Locadora de veículos: oferecer soluções em transporte, por meio do aluguel de carros, buscando a excelência.
- Hospital: promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, por meio de uma organização hospitalar auto-sustentável.
- Visão
É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço.
Representa o que a organização quer ser.
Representa o que a organização quer ser.
A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Representa o que a organização quer ser.
O que? Onde? (espaço) e Quando? (tempo)
Exemplo: Ser a melhor empresa do setor elétrico no Brasil até 2012, mantendo o equilíbrio entre os interesses da sociedade e dos acionistas.
- O que a empresa quer ser? => A melhor empresa do setor elétrico.
- Onde? (espaço) => Brasil.
- Quando? (tempo) => Até 2012.
- Demonstração clara da essência da empresa e dos propósitos de seus gestores: "mantendo o equilíbrio entre os interesses da sociedade e dos acionistas".
- Diferenças entre Missão e Visão
- Valores
Representam os princípios éticos que norteiam e motivam todas as ações da organização.
Normalmente os valores compõe-se de regras morais que simbolizam o atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
"O que define uma empresa são seus valores. Em cima deles é que se constróem as competências que a empresa precisa ter." [Beth Baumgardner, Diretora Mundial de Recursos Humanos da Microsoft]
Exemplos de Valores:
Representam os princípios éticos que norteiam e motivam todas as ações da organização.
Normalmente os valores compõe-se de regras morais que simbolizam o atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
"O que define uma empresa são seus valores. Em cima deles é que se constróem as competências que a empresa precisa ter." [Beth Baumgardner, Diretora Mundial de Recursos Humanos da Microsoft]
Exemplos de Valores:
- Comprometimento com os resultados
- Ética no relacionamento
- Foco no cliente
- Gestão Participativa
- Melhoria contínua
- Responsabilidade social e ambiental
- Visão estruturada
- Dinâmica em grupo: Criação de uma empresa e definição de Missão, Visão e Valores.
- Clima Organizacional
Organização: "é representada pelo conjunto de órgãos, suas relações de interdependência e a via hierárquica, assim como as vinculações que devem ser configuradas pelo organograma" Nogueira de Faria
Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.
- Estrutura Organizacional
É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.
- Estrutura Formal: objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
- Estrutura Informal: é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.
- Níveis de Influência da Estrutura Organizacional
- Estrutura Linear ou Militar
É uma estrutura baseada na organização do exército, tendo como característica uma única chefia como fonte de autoridade.
É uma estrutura baseada na organização do exército, tendo como característica uma única chefia como fonte de autoridade.
Vantagens:
- Aplicação simples
- Fácil transmissão de ordens e recebimento de informações
- Definição clara dos deveres e responsabilidades
Desvantagens:
- Organização rígida
- Exige chefes excepcionais
- Não favorece o espírito de equipe e de cooperação
- Estrutura Linha e Assessoria
Nas unidades de linha, os executivos são encarregados pelas funções básicas da empresa e tem responsabilidade e autoridade perante as atribuições relacionadas com a operacionalização das atividades principais da organização.
As funções de assessoria estão ligadas às atividades de aconselhamento, análise e estudos de novos negócios.
Nas unidades de linha, os executivos são encarregados pelas funções básicas da empresa e tem responsabilidade e autoridade perante as atribuições relacionadas com a operacionalização das atividades principais da organização.
As funções de assessoria estão ligadas às atividades de aconselhamento, análise e estudos de novos negócios.
Staff: assessoria, não há uma subordinação, não possui valor de gerência nem de diretoria.
Vantagens:
- Tornar a organização facilmente adaptável às necessidades
- Favorecer a execução do trabalho nas unidades de linha
- Promover maior eficiência
Desvantagens:
- A assessoria tende a usurpar a autoridade de linha
- Os órgãos de execução reagem contra sugestões da assessoria
- As sugestões, às vezes, confundem-se com as ordens ou entram em conflitos com estas.
- Estrutura de Colegiados ou Comissão Executiva
Caracteriza-se pela chefia colegiada, pela tomada de decisões políticas e estratégicas da empresa e pela divisão de responsabilidades.
Caracteriza-se pela chefia colegiada, pela tomada de decisões políticas e estratégicas da empresa e pela divisão de responsabilidades.
Denominações: junta, comissão, conselho. (Cury, 2000)
Vantagens:
- Facilita a participação de especialistas
- Julgamento impessoal
- Pontos de vista mais gerais
Desvantagens:
- Fraqueza na direção de operações cotidianas
- Decisões mais demoradas, burocráticas
- Responsabilidade mais diluída.
- UEN - Unidade Estratégica de Negócios: é uma atividade ou divisão da empresa responsável por desenvolver uma ou mais AEN - Áreas Estratégicas de Negócios.
- AEN - Áreas Estratégicas de Negócios: é uma parte ou segmento de mercado com a qual a empresa, por meio de suas UEN, se relaciona de maneira estratégica, ou seja, de forma otimizada.
- Departamentalização
É a técnica de descentralizar as partes de uma estrutura, formando unidades produtoras em perfeita funcionalização, dentro das necessidades do trabalho.
Objetivos:
- Aproveitar a especialização
- Maximizar recursos
- Coordenar e controlar as atividades
- Descentralizar
- Integrar ambiente e organização
- Reduzir custos
Esta aula, é otima, obtemos muitos conhecimentos.
ResponderExcluirTodas os trabalhos que o Professor passa em sala de aula ou trabalhos para fazer em casa, nos ajuda a ter mais conhecimento, principalmente quando tem Dinãmica na sala.