- Sustentabilidade Organizacional
- Introdução ao mercado de trabalho
- Movimento Gota D'Água
- O Profissional do futuro
Às vezes o questionamento chega de forma inesperada, outras, como uma leve sensação de ansiedade: o futuro é um desafio de que todo profissional da atualidade deve sempre estar atento.
Com a globalização, as mudanças, quantidade de informação, velocidade da comunicação fizeram que o conceito de relações profissionais mudasse de maneira radical.
O profissional que vai desenvolver as melhores aptidões e atingir seus objetivos deve se preocupar com a sustentabilidade da organização e da comunidade em que a empresa atua, ter clareza em suas idéias, se atualiza constantemente e principalmente, saber que o bem mais valoroso na vida corporativa é e será a informação.
Ser flexível nas relações profissionais, buscar a qualidade aliada à velocidade da produção também são fatores importantes para o bom desempenho de qualquer função. A pesquisa constante das tendências de mercado, não importando o setor que atue, também deve fazer parte da rotina de trabalho, como foi dito, o saber passa a ser mais uma forma de poder.
Entre as características da nova realidade com a globalização, é que as mudanças são constantes, por isso, mente aberta para as novas informações e preparada para atitudes diferentes ajuda no caminho do sucesso.
Empreendedorismo, atualmente, não está no espírito de quem quer ser empresário, mas também dos colaboradores da empresa, já que, mais que funcionários, são peças fundamentais na caminhada firme e constante rumo ao sucesso.
E em conjunto com o saber, o perseverar, a flexibilidade, a criatividade é que ajuda a encontrar as melhores soluções para uma atitude agressiva e destacada no mercado que a empresa atua, muitas vezes, com idéias e métodos simples, mas aplicados na hora e na forma correta.
E mesmo tenso que mudar, usar a criatividade e a informação, o profissional deve respeitar todos os colaboradores, de maneira que seja respeitado e consiga uma liderança, não pelo cargo que exerce, mas pelo carisma e determinação que demonstra em suas atitudes frente à corporação em que atua.
- Comunicação empresarial e as Redes sociais
As redes sociais, primeiramente idealizadas para contato entre pessoas e relacionamentos pessoais, atualmente estão cada vez mais sendo inseridas no contexto do planejamento de marketing das empresas e profissionais.
Como é uma descoberta recente, muitas pessoas e empresas estão se cadastrando nas redes sociais já com o objetivo de se divulgarem para seu público-alvo com objetivo de não ficarem defasadas na questão de uso de novas tecnologias. As redes Twitter, Blogs, Linkedln e Facebook são as ferramentas mais usadas, mas Orkut, MySpace também têm boa aceitação, sendo que o segundo é direcionado a cultura, principalmente bandas, conjuntos e cantores.
Profissionais usam as redes sociais para divulgar seu currículo, formar uma network abrangente e garantir acesso às informações e atualizações em seu ramo de atuação. Com isso, o número de redes sociais tem aumentado de forma significativa, se segmentando e principalmente, especializando por assunto, interesse ou grupo determinado, a Drimio é voltada para marcas, a Genealogy para famílias, a MeAdiciona, dá oportunidade de se centralizar todos os endereços de comunidades em um só lugar e poder se divulgar de forma prática as quais a empresa ou pessoa pertence.
Se há muito pouco tempo, as redes sociais pairavam como uma ameaça ao empresariado que via seu funcionário despendendo tempo com elas, agora percebeu que esta cultura pode estar a favor de seu produto ou serviço. E as redes sociis se adaptaram a esta nova tendência, disponibilizando espaço para divulgação de seus membros de forma gratuita e eficaz.
Atualmente, ferramentas como o Twitter ou Portais de Blogs, são usadas para o marketing de empresas, pessoas, celebridades, famosos, campanhas, com a opção de que se a mensagem dor útil, interessante e mereça ser divulgada além, quem a receber pode enviar para seus contatos, fazendo assim uma espécie de marketing multinível e espontâneo.
No uso do marketing virtual através deste novo meio de veiculação, as empresas devem estar cientes que ainda existem limitações, como por exemplo, possíveis clientes que não usam a rede mundial ou determinada rede, uso excessivo da rede para informações, ou seja, pesquisa, critério, preparo, planejamento e acompanhamento, características do marketing off-line também devem ser aplicadas nas redes sociais.
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