- Empreendedorismo em todos os sentidos - Alexandre Costa [Cacau Show]
- Organograma
É a representação gráfica da estrutura da empresa.
No organograma é possível perceber:
- A divisão do trabalho - Departamentalização
- A relação superior / subordinado - Linhas de autoridade e responsabilidade (Hierarquias)
No organograma, conforme a necessidade, pode-se demonstrar os cargos existentes, os nomes dos titulares, a quantidade de pessoas por unidade e a relação funcional.
É comum e correta a utilização de forma mista.
Uma unidade de apoio a várias unidades deve ficar subordinada a unidade que mais frequentemente utiliza.
As atividades de controle devem ficar dissociadas das atividades a serem controladas.
- Técnica de Elaboração do Organograma
- Definição dos objetivos
- Definição das funções primárias e secundárias - afinidades e similaridades
- Descrição das funções
- Levantamento dos relacionamentos
- Hierarquização dos órgãos
- Definição de autoridade
- Escolha do modelo
Nome da organização, data da elaboração e revisão
Nome dos órgãos (siglas devem ser legendadas)
A linha pontilhada pode ter qualquer significado, desde que haja a explicação na legenda.
A linha contínua significa autoridade, hierarquia.
Unidade da mesma nomenclatura devem sempre estar no mesmo nível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário