- Dinâmica em grupo:
Abrigo Subterrâneo: valores
- Competência - CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitude)
- Conhecimento: o saber pode ser adquirido
- Habilidades: adquiridas e desenvolvidas com a prática
- Atitude: o mais importante de todos os itens da competência, pois não pode ser adquirida. É pessoal e interna, ão há motivações externas. É o ato de agir, sair da inércia e fazer. Tem como característica a potencialização do conhecimento e das habilidades.
- Habilidades e Competências
O que são Competências e Habilidades?
Competência é um conjunto de CHA:
Conhecimentos: saberes
Habilidades: saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental
Atitudes: saber- ser (aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)Conceito de competência relacionado a Laboralidade, condições de “navegabilidade” entre as várias ocupações ou áreas profissionais.
- Perfil profissional: saberes, saber-fazer, saber-ser, saber- conviver.
- Competências
- Ser arquiteto
- Ser turismólogo
- Ser professor de História
- Ser advogado
Competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades.
Uma competência permite a mobilização de conhecimentos para que se possa enfrentar uma determinada situação, uma capacidade de encontrar vários recursos, no momento e na forma adequadas.
Uma competência permite a mobilização de conhecimentos para que se possa enfrentar uma determinada situação, uma capacidade de encontrar vários recursos, no momento e na forma adequadas.
Competência implica mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas e eficazes para os problemas.
- Habilidades
Associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos: identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações- problema, sintetizar, julgar, correlacionar
Estão ligadas a atributos relacionados ao:
- Saber-conhecer
- Saber-fazer
- Saber conviver
- Saber conhecer
- Saber-ser
- Capacidades para usar as Habilidades
Emprego de atitudes - adequadas à realização de tarefas.
- Como trabalhar habilidades e competências
Mudança de postura didático-pedagógica, não mais o tradicional transmissor de informações.
Alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado.
Alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado.
- Algumas Competências / Habilidades
- Respeitar as identidades e as diferenças
- Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação
- Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos
- Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual
- Adquirir, avaliar e transmitir informações
- Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras
- Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos
- Desenvolver a criatividade
- Saber conviver em grupo
- Aprender a aprender
Nenhum comentário:
Postar um comentário