- Elaboração de Ata
- Exercícios - Correspondência Oficial
- Organização
Segundo Wight Bakker: “Uma organização é um sistema contínuo de atividades humanas diferenciadas e coordenadas, que utiliza, transforma e amalgama um conjunto específico de recursos humanos, materiais, de capital, ideológico e naturais, num todo único solucionador de problemas, empenhado em satisfazer necessidades humanas de sua ambientação”.
- Usuário
Aquele que procura um produto ou serviço oferecido pelas diversas instituições, estabelecendo um vínculo.
- Governo
O Governo é uma forma de representação do Estado, criado pela sociedade a partir das necessidades como regulamentação, garantia da ordem, distribuição de bens e satisfação das necessidades básicas do cidadão. A sua missão é garantir o bem comum, é servir ao cidadão.
- Informação
Para McGee e Prusak, a informação são dados coletados, processados, organizados e ordenados aos quais são atribuídos significados e contexto. Sãos dados em uso, o que pressupõe a participação de usuários para manipulá-los no seu contexto geral, independente da forma em que se apresentem.
(Do livro Gerenciamento Estratégico da Informação)
O que leva uma pessoa a procurar por informação?
- Resolução de problemas.
- Objetivos específicos.
- Necessidade de ampliar o conhecimento.
- Arquivo
- Conjunto de documentos naturalmente acumulados por pessoas ou instituição, fruto de sua atividade laboral, social, cultural, intelectual etc.
- São únicos em sua criação e recepção, descrevem e provam acontecimentos de uma determinada época.
- Se isolado, o documento perde o seu valor.
O que é Arquivologia?
É o ramo da ciência destinada ao estudo da natureza dos arquivos, das teorias, dos métodos e técnicas a serem observados na implantação, organização, desenvolvimento e utilização dos documentos e das informações.
Documento
Suporte onde a informação é registrada.
Suporte: material sobre o qual as informações são registradas.
Finalidade
- Servir a sociedade;
- Promover a cidadania;
- Ser prova material à história;
- Perpetuar e preservar as fontes históricas;
- Auxiliar e servir de fonte primária para o desenvolvimento científico
Função
- Conservar, preservar, disponibilizar e divulgar a informação;
- Possibilitar e investir em pesquisa que vise o resgate histórico e o desenvolvimento social;
- Desenvolver políticas de acesso e perpetuação da informação e assegurar a proteção do seu suporte;
- Auxiliar o processo decisório.
Características do Arquivo
- Quanto ao acervo:
- Públicos
- Institucionais / Empresariais
- Pessoais
- Quanto ao uso:
- Corrente
- Intermediário
- Permanente
- Quanto ao uso:
- Setorial
- Geral / Central
- Quanto a natureza do documento:
- Arquivo Especial
- Arquivo Especializado
Nenhum comentário:
Postar um comentário